DDGil - Empresa de Deditização, Desentupimento e Transporte de Resíduos

||Blog

Doenças transmitidas por ratos – saiba os sintomas e como se prevenir
30/01/2019 / adminddgil

Responsáveis por transmitir uma grande quantidade de enfermidades, os ratos se tornaram uma das pragas urbanas mais perigosas da atualidade.

Historicamente lembrados por causa da peste negra, os ratos são pragas urbanas que continuam causando problemas nas grandes cidades mesmo nos dias de hoje. Devido a ausência de predadores naturais em meios urbanos, algumas espécies são capazes de se proliferar em níveis alarmantes, o que sem o controle adequado representa diversos riscos à saúde da população.

Diferentemente das espécies silvestres, que possuem um papel ecológico importante na cadeia alimentar, os ratos encontrados nas cidades são perigosos pois podem transmitir diversas doenças (cerca de 30 a 40), entre elas a leptospirose, as hantaviroses e até mesmo a peste bubônica. Saiba um pouco mais sobre as principais delas a seguir.

Leptospirose: causada pela bactéria leptospira, é transmitida através da urina de ratos, ratazanas e camundongos. Após chuvas intensas, é comum a água invadir as tocas dos roedores e carregar a bactérias para residências e vias públicas. Qualquer pessoa que tiver contato com a água contaminada pode se infectar – normalmente os surtos ocorrem cerca de uma semana após as enchentes. Mesmo em épocas de seca, deve-se sempre evitar ambientes de risco como esgotos, terrenos baldios e até mesmo lagoas.

Os sintomas da doença são febre, dor de cabeça, fraqueza, dores no corpo, pele amarelada e calafrios, e costumam surgir de sete a quinze dias após a infeção. Ao perceber os sintomas, a pessoa infectada deve procurar um hospital o mais rápido possível, informando o médico a ocorrência do contato com água ou lama contaminadas.

Hantavirose: é uma doença infecciosa considerada grave, causada pelo hantavírus, transmitido pela saliva, urina ou fezes dos roedores, misturadas à poeira do ar. A infecção ocorre quando a pessoa inala poeira em ambientes onde o vírus esteja presente – principalmente em locais fechados. Depois de inalado, o vírus pode levar até 60 dias para se manifestar.

Os sintomas são febre, dores de cabeça, no corpo e na região abdominal; por serem semelhantes aos sintomas da gripe, muitas vezes a doença não é diagnosticada em seu estágio inicial, o que pode agravar os sintomas, causando tosse seca e dificuldade para respirar, podendo levar até mesmo a morte caso não seja tratada. Como não existe nenhuma vacina para o vírus, as únicas medidas eficazes de combatê-lo corretamente é através de um diagnóstico precoce e acompanhamento médico.

Peste: a peste negra, ou “febre do rato”, é uma doença infecciosa aguda, transmitida através da picada de pulgas comumente encontradas em ratos, infectadas pela bactéria Yersinia pestis. Teve um impacto enorme na Europa durante o século XIV, onde se espalhou rapidamente e dizimou cerca de 25 milhões de pessoas (cerca de um terço da população na época), voltando a ocorrer diversas vezes nos séculos seguintes.

Mesmo com os avanços na medicina desde então, a doença continua sendo perigosa em várias partes do mundo, onde focos naturais da mesma ainda persistem. Além do grande potencial epidêmico, a peste possui uma taxa de mortalidade altíssima – em sua forma bubônica, pode alcançar até 50% se não tratada corretamente.

Prevenção

Para evitar essas e muitas outras doenças, é necessário manter um controle da população de roedores. Atitudes simples podem ter um impacto enorme na prevenção das transmissões, como manter os ambientes sempre limpos, tomando um cuidado especial com o descarte adequado do lixo em residências e condomínios, e evitar locais de risco (especialmente em casos de enchentes e alagamentos).

Em casos mais graves como infestações, o mais recomendado é procurar a ajuda de uma empresa dedetizadora, que poderá tratar o problema corretamente e com toda a segurança necessária. A DDGIL conta com profissionais capacitados e o que há de mais moderno em termos de controle de pragas, para ajudar você a garantir a saúde da sua família e sua residência livre de insetos e animais indesejados.