DDGil - Empresa de Deditização, Desentupimento e Transporte de Resíduos

||Blog

Dia Mundial de Consciencialização sobre Pragas
08/06/2017 / Eagence Marketing

O objectivo é de sensibilizar os cidadãos de todo o mundo para a forma como os profissionais responsáveis ​​pela gestão das pragas protegem os seus alimentos, as suas casas, as suas famílias, o ambiente em que vivem e contribuem, deste modo, para a prevenção de riscos em termos de saúde pública.

As empresas de controlo de pragas devem ter o conhecimento, experiência e ferramentas necessárias para educar os consumidores sobre os danos causados pelas pragas urbanas, transmitindo a importância de ser proactivo contra estas pragas destrutivas e as doenças que podem transportar.

O dia 6 de Junho de 2017 foi declarado Dia Mundial de Consciencialização sobre Pragas.

O objectivo desta iniciativa, apoiada pela World Health Organization (WHO) e organizada conjuntamente pela CPCA (Chinese Pest Control Association), FAOPMA (Federation of Asian & Oceania Pest Management Associotaion), NPMA (National Pest Management Organisation – USA) e CEPA (Confederation of European Pest Associations) é de sensibilizar os cidadãos de todo o mundo para o contributo dos profissionais do controlo de pragas, os quais são responsáveis ​​pela protecção dos seus alimentos, do seu lar, da sua família, sobretudo do ambiente em que vivemos e onde têm os seus negócios, prevenindo contra os riscos face à saúde pública.

Definição de uma praga

Uma praga é algo que:

– Compete com os seres humanos, animais domésticos ou plantas desejáveis ​​para alimentação e água;

– Fere os seres humanos, os animais, as plantas e danificam as estruturas e propriedades;

– Transmite doenças entre os seres humanos, animais domésticos, a vida selvagem ou plantas desejáveis;

– Causa danos aos seres humanos ou animais domésticos.

 

Por que o controlo de pragas é tão importante?

No mundo de hoje, o controlo de pragas é um assunto extremamente importante.

Significa proteger a sua casa e família contra insectos que podem ser prejudiciais à nossa saúde e causar danos nas propriedades.

Quando falamos de “controlo de pragas” ou “gestão de pragas”, não devemos assumir que isso significa apenas controlar e erradicar pulgas, aranhas, formigas e ou baratas.

Vai além disso, envolve a segurança dos alimentos que consumimos, mais precisamente a segurança alimentar, a segurança estrutural, através do controlo das pragas que afectam madeiras, entre outras que colocam em causa a nossa saúde.

É fundamental ter um sistema de controlo de pragas, que permite a sua segurança e a dos seus bens.

 

Sabia que:

– Os roedores são os principais portadores de pragas tão perigosas como ácaros, carrapatos e pulgas? Transportam doenças que podem ser transmitidas para animais e seres humanos.

– Os roedores podem ser responsáveis ​​por iniciar incêndios em circuitos eléctricos.

– Todos os dias são internadas pessoas devido a picadas e mordidas de insectos.

– Existem milhares de pessoas que são alérgicas às baratas e desenvolvem asma e alergias, que diminuem a sua qualidade de vida.

– Pragas como mosquitos, carrapatos e pulgas são portadoras de doenças como o vírus do Nilo Ocidental, doença de Lyme, Dengue, Malária e muito mais.

Qual é o seu papel no controlo de pragas?

Existem muitas opções para controlar pragas e muitas dessas opções são adaptadas a pragas ou problemas específicos.

O primeiro passo deve ser certificarmo-nos de que a praga está correctamente identificada antes de decidir sobre um tratamento ou método de controlo.

Podemos decidir tratar o problema sozinhos, através de soluções domésticas, ou poder-se-á recorrer ao controlo de pragas profissional.

 

Identifique sua praga:

Se a sua praga é um insecto, animal, micróbio ou outro organismo, a identificação correcta da praga torna o controlo mais fácil e muitas vezes mais eficaz.

Um erro na sua identificação poderá levar a táticas de controlo impróprias que custam tempo e dinheiro. Também poderá proporcionar riscos desnecessários para a saúde pública ou para o ambiente.

 

 

Controle a sua praga:

O sistema integrado de controlo de pragas é uma abordagem de controlo de pragas que limita o recurso a métodos químicos, contribuindo deste modo para a diminuição abusiva do uso de biocidas.

Inclui métodos de senso comum, baseados no conhecimento científico das espécies alvo de controlo e os seus hábitos comportamentais.

Os métodos incluem, muitas vezes, a remoção da fonte alimentar das pragas, o bloqueio da sua entrada numa área ou edifício, a utilização de organismos benéficos e o uso judicioso de pesticidas.

Este sistema pode ser mais eficaz do que os métodos convencionais que só utilizam produtos químicos.

No sistema integrado de controlo de pragas, os biocidas devem ser utilizados em último recurso, quando os controlos não-químicos falharam e ou no caso de uma infestação ser muito grave e exigir controlo químico.

Existem muitos tipos de profissionais e empresas no mercado que oferecem assistência de diferentes modos no processo de controlo de pragas, utilizando diferentes produtos e métodos de trabalho, possibilitando maior ou menor eficácia no processo de controlo de pragas.

Os procedimentos de uma empresa legalmente estabelecida no mercado será agendar com o cliente uma inspecção ao local em causa, com dia e hora pré-determinados, com o intuito de elaborar um diagnóstico.

Após a visita presencial, discriminar-se-á os tratamentos mais adequados e conclui-se com a apresentação de uma proposta comercial ao cliente.

O Controlo de Pragas não tem custos pré-determinados, pois cada caso é específico, mas convém elucidar que um serviço mal executado pode causar danos irreparáveis ao seu imóvel e, nesse caso, o custo final sairá muito mais caro, logo os preços baixos nem sempre são indicativos de melhores serviços.